quarta-feira, 26 de junho de 2013

2º DIA


2º DIA. Presidente Dutra – Marabá 672 km

Dormimos combinado de tomar café da manhã no hotel, mas mudamos de ideia porque naquela hora não tínhamos a menor fome e seguimos com primeiro destino em Grajaú. O GPS não servia de nada. Esse mapa da Garmin não acerta uma. A estrada estava em ótimo estado com inúmeros retões o que permitia pilotar a 120 km/h de forma segura.



  Parada em Grajaú para café, abastecimento e óleo na corrente. A corrente foi limpa em um lava jato antes de lubrifica-la. Por onde passávamos, mais curiosos faziam perguntas. Eu já sabia que a transamazônica estava em obras e um caminhoneiro me deu detalhes, pois tinha acabado de passar por lá. Próximo a Grajaú há várias aldeias indígenas e cada uma tem duas lombadas. Interessante o nome dado a cada aldeia. Cena triste ver esses índios pedindo ajuda na estrada. Para tanto eles puxam uma cordinha atravessando a rodovia para que os carros parem. A questão é que nem todos param. Continuamos em direção a Porto Franco com o asfalto bem conservado e com muitos pastos à margem da rodovia. Na chegada a Porto Franco, paramos para uma foto e minha moto tombou quando fui apanhar o tripé. É preciso estacionar com boa inclinação já que uma vez tombada é super difícil levanta-la sozinho por causa da bagagem. Chegamos em Estreito, divisa entre MA/TO e paramos para almoço. Seguimos pela BR 230 com belas paisagens de campos  e estrada muito bem conservada com muitas retas. Em Luzinópolis encontramos uma turma que estava voltando de uma trilha em suas CRFs. Pessoal gente boa, conversamos um bocado sobre trilhas. O engraçado é que nesse trilhão tinha moto de toda espécie, inclusive Honda Biz toda preparada. Passamos mais uma vez por uma divisa entre MA/TO através de outra ponte também grande que unia as margens do rio Tocantins.







A partir daqui passamos por alguns trechos de chão. Era a transamazônica mostrando o que vinha pela frente. Num desses trechos o baú traseiro do Elton caiu e foi preciso comprar mais elásticos para fixa-lo. Chegamos em Marabá por volta das 17:30 h e fomos logo procurando um local para troca de óleo do motor. Como era domingo não encontramos e a saída foi eu mesmo realizar a troca em um posto. Percebemos também um pequeno vazamento de óleo na moto do Elton, o que nos deixou preocupados, pois um parafuso do motor estava solto. Deixaríamos para fazer o conserto no outro dia cedo e fomos para um hotel. Por questões particulares, Elton decidiu retornar ao Ceará. Foi uma decisão difícil para ele, mas após colocar na balança achou melhor assim. Fiz alguns reapertos na minha moto, já que a partir dali eu seguiria sozinho pela transamazônica em seu trecho mais off...ou nem tanto.


 Luquinhas, Fefê, Gabi...estão me ouvindo?

DVD América sem fronteiras em breve!!! Fotos, vídeos e relatos!

4 comentários:

  1. Meu grande irmão... é muito triste ver um sonho de sete anos e com um ano de planejamento acabar de uma forma tão rápida para mim. Foi uma decisão difícil, mas certa, pois a gestação de minha mulher estava se complicando devido ao seu estado emocional...
    Espero que você termine esse grande sonho e volte logo para sua família, realizado e com muitas histórias.
    Que deus abençoe essa jornada rumo aos lugares mais remotos e exuberantes do mundo.
    A mim só basta adiar meu sonho, não foi dessa vez, mas com certeza outra oportunidade surgirá.
    Parabéns e até a volta.
    Elton Gama

    ResponderExcluir
  2. Fala tupany e o gustavo parceiro vei. Bixo segue firme estou muito feliz por voce e gostaria de estar te acompanhando nessa aventura da proxima vamos juntos em setembro estou indo a alter do chao em santarem.

    ResponderExcluir
  3. Que traia doida tu vai e vender muamba la. Carga dum cheba !!! Kkk

    ResponderExcluir
  4. kkk...A traia é grande mesmo parceiro, mas na vida é assim, vivendo e aprendendo. Ela não para de nos ensinar!! Alter do Chão deve ser ótimo. Já li alguns blogs de galera que anda por lá! Um conselho: não sei como funcionam as suas, mas não acho boa idéia andar com malas laterais e top case de alumínio na TransAM. Afrouxa tudo. Boa sorte!!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.