sexta-feira, 28 de junho de 2013

3º DIA

3º DIA. Marabá – Altamira - 487 Km


Acordei cedo pensando no que ia ver pela frente nesta estrada que já foi palco da realização de tantos motociclistas aventureiros. E ali estava eu diante dela e sozinho, mas feliz. Tudo que queria era percorrê-la. Aproveitar cada trecho de terra com todas as dificuldades sempre impostas por esta rodovia cheia de história. Me despedi do Elton e saí devagar pela cidade que ainda estava dormindo e coberta por neblina. No final do asfalto parei para uma foto e imaginei quantos não fizeram o mesmo naquele ponto, seja ao sair ou ao entrar. Com certeza, muitos.





 A partir dali, era a hora. A hora que a criança chora e a mãe não ouve. Era o percurso mais desejado pelos que gostam de off road, como eu. Poeira , buracos, pedras enterradas com pontas afiadas esperando um pneu para cortar, caminhões fazendo mais poeira ainda e dificultando a vida de quem deseja atravessar esta rodovia. Tudo isso, para muitos, é motivo de evita-la, mas para mim é motivo de enfrenta-la. Sempre tive muita vontade de fazer isso. Sei dos riscos e não sou irracional de pilotar sozinho e no limite numa estrada, digamos, selvagem. Então o que eu pudesse aproveitar ia fazer agora.  A estrada estava boa com alguns buracos surpresa e a neblina ainda atrapalhava a visão. Logo no começo alcancei duas carretas que faziam muita poeira. Por sorte fazia um fraco vento ajudando a afastar a poeira do campo de visão e só assim consegui ultrapassá-las. Passei por várias motos fazendo a rotina de distribuição de leite das fazendas. A medida que os raios de sol apareciam através da mata clareando os tuneis, eu seguia agradecendo por estar ali. Era tudo muito bonito. Vegetação densa, cheiro de mata molhada, poeira, tudo isso causava em mim uma sensação muito boa. Alguns trechos pareciam asfalto de tão compactado que estava o chão. O asfalto finalmente ia chegar para este povo que tanto sofreu por estas estradas desde a sua inauguração na década de 70. Que longa espera. Em Novo Repartimento fiz um lanche equivalente a um almoço. 

Novo Repartimento


Na saída criou-se um aglomerado de umas vinte pessoas a minha volta, todos admirando a moto, a forma como a bagagem estava organizada e faziam muitas perguntas. Segui tentando acertar quantos não descansaram aqui depois dessa primeira etapa. A partir dessa cidade havia mais obras na estrada. No caminho fiz amizade com Flavio de Altamira. Um sujeito também apaixonado por motos. Percebi logo pela atitude, pois quando passei por ele, dei uma buzinada discreta de cumprimento e ele voltou só para conversar comigo. Estava indo para Pernambuco (acho) numa Tenere 250 nova. Por coincidência era um treino para também realizar uma viagem pela América do Sul. Batemos um bom papo sobre motos e viagens. Perto de Pacajá há ladeiras muito íngremes, nas quais tive dificuldade de passar, pois a terra estava frouxa devido às obras...pensei como deveria ser difícil passar aqui antes das obras, ao natural. É o lugar onde passar por caminhões é extremamente arriscado, pois as laterais são pequenos precipícios e a poeira impediria a visão nos declives acentuados. Parei rapidamente em Anapú e completei o tanque por precaução. Quando faltavam aproximadamente 70 km para Altamira, bateu um sono pesado misturado com fome. Foram os motivos para fazer mais uma parada na Vila do 10 e almoçar no restaurante da Dona Rosinha. 


Vila do 10



Comida simples e saborosa. Fiz uma pausa de 1 hora e segui para conhecer as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, motivo do progresso da região. Belo Monte é uma obra gigantesca. Os funcionários dizem que será a 3ª maior do mundo. Sem dúvidas causará impactos ambientais, mas na minha humilde opinião, impacto grande também é o que esse povo sente desde que esta BR foi criada. O progresso não vinha para cá. Com esta obra houve uma mudança brusca no modo de vida das pessoas.

Obras da hidrelétrica de Belo Monte - Altamira-Pa


 Cheguei em Altamira e procurei por um bom hotel, pois eu estava exausto. Não foi fácil encontrar vaga devido ao movimento em torno dessas obras. 

DVD América sem fronteiras em breve!!! Fotos, vídeos e relatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.