segunda-feira, 24 de junho de 2013

1º DIA

1º DIA. Beberibe-Ce / Presidente Dutra-Ma - 883 Km


Após dormir por apenas 2 horas e meia, acordo com o Elton tocando meu interfone. Já tínhamos deixado tudo arrumado nas motos na noite anterior, mas em dias assim fico tenso, ansioso, e tenho dificuldade de ser prático. Resultado: fui dormir 2:45 h para estar de pé 4:30 h. A vontade de realizar este sonho era tão grande que em conjunto com a ansiedade impediu a manifestação do cansaço, que se escondeu e só veio aparecer com força quando chegamos ao hotel a noite. Partimos de fato às 6:00 h, tristes pelo alto custo para realizar este sonho. E não me refiro ao financeiro e sim ao sacrifício de muitas horas ao lado da família. Mal pegamos a estrada e enfrentamos uma chuva forte, como se quisesse nos impedir de seguir a viagem, mas logo deu lugar a um tempo mais aberto. Foi quando paramos para tomar café da manhã. Elton estava chateado com sua calça que insistia em não fechar o zíper das pernas, mas logo resolveu o problema com um alicate emprestado. A viagem prosseguia com alguns episódios de chuva fina. Um novo problema apareceu. As GoPro não paravam de embaçar. Usamos todos os artifícios e perdemos muito tempo com isso. Aquelas pastilhas para evitar esse problema não fazem sua função. Na minha câmera coloquei 5 pastilhas e troquei a tampa por outra aberta. Melhorou. Numa destas tentativas, próximo à Itapajé, uma família, que também estava viajando, parou o carro e foi falar conosco super empolgados e simpáticos. Nos  disseram que admiravam muito quem fazia este tipo de aventura e foram tirando fotos nossas até os pés da chapada de Ibiapaba. Assim não foi necessário desamarrar o tripé para sairmos juntos nas fotos. Aliás várias outras pessoas admiravam as motos e ficavam muito curiosos para saber o que estávamos fazendo. Uns achavam que éramos do Google e estávamos mapeando a região, outros achavam que éramos pilotos do Cerapió (enduro do nordeste). É incrível como o mototurismo fascina as pessoas. Paramos para almoçar em Tianguá. Eu nunca tinha subido a chapada de Ibiapaba a bordo de uma moto. Que experiência fantástica, mesmo já conhecendo o lugar. A chapada de Ibiapaba é do tipo cuesta, sendo o lado cearense  bem íngreme, o que explica a estrada serpenteando-a nesta face. Essa característica também faz com que ocorra mais chuvas no lado do Ceará, basta observar a vegetação, pois as nuvens descarregam suas águas antes de ganhar o outro lado.  A vista é impactante e meu ouvido fechou várias vezes. Passamos por Piripiri, Campo Maior, Altos e finalmente por Teresina. Evitamos entrar na cidade, pois o tempo já estava estourado. Por conta desta agonia, esquecemo-nos de abastecer as motos e pegamos uma estrada (BR 226) de chão batido por uns 80 km já no estado do Maranhão. Por um lado, foi a minha felicidade já que adoro pilotar em estrada de chão, mas tivemos que abastecer comprando gasolina a granel, pois um posto, que ali funcionava, tinha sido fechado. Só um  detalhe: 3,50 o litro. A estrada era muito bacana e fiquei surpreso com o desempenho das motos, pois são pesadas, estavam com carga máxima e pneus de uso misto. Fiquei ainda mais apaixonado pela XT 660, um verdadeiro best seller da Yamaha. Seu único defeito é realmente o consumo. É preciso estar muito atento para não ficar no prego de combustível, o que quase ocorreu conosco não fossem os dois abastecimentos a granel. Na localidade de Baú, no meio desse caminho de terra conhecemos Dona Deusuíte e Seu Carlos. Elton desavisado, perguntou a Seu Carlos se ele tinha como fazer uma ligação para o Ceará e, rindo, o senhor respondeu que naquele lugar ainda se fazia fogo esfregando dois pauzinhos. Caímos na gargalhada. Conseguimos chegar em Presidente Dutra somente às 21:00 h. Primeiro dia, muitas paradas e alguns ajustes  contribuíram para este atraso. Amanhã será melhor, se Deus quiser!!


Parada para café da manhã

Próximo a Itapajé

Pés da Ibiapaba - Tianguá

Maranhão - Gasola a granel


Dona Deusuíte - Baú-Ma

Seu Carlos - Baú-Ma
DVD América sem fronteiras em breve!!! Fotos, vídeos e relatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.