1º DIA. Beberibe-Ce / Presidente
Dutra-Ma - 883 Km
Após dormir por apenas 2 horas e
meia, acordo com o Elton tocando meu interfone. Já tínhamos deixado tudo
arrumado nas motos na noite anterior, mas em dias assim fico tenso, ansioso, e
tenho dificuldade de ser prático. Resultado: fui dormir 2:45 h para estar de pé
4:30 h. A vontade de realizar este sonho era tão grande que em conjunto com a
ansiedade impediu a manifestação do cansaço, que se escondeu e só veio aparecer
com força quando chegamos ao hotel a noite. Partimos de fato às 6:00 h, tristes
pelo alto custo para realizar este sonho. E não me refiro ao financeiro e sim
ao sacrifício de muitas horas ao lado da família. Mal pegamos a estrada e
enfrentamos uma chuva forte, como se quisesse nos impedir de seguir a viagem,
mas logo deu lugar a um tempo mais aberto. Foi quando paramos para tomar café
da manhã. Elton estava chateado com sua calça que insistia em não fechar o
zíper das pernas, mas logo resolveu o problema com um alicate emprestado. A
viagem prosseguia com alguns episódios de chuva fina. Um novo problema
apareceu. As GoPro não paravam de embaçar. Usamos todos os artifícios e
perdemos muito tempo com isso. Aquelas pastilhas para evitar esse problema não
fazem sua função. Na minha câmera coloquei 5 pastilhas e troquei a tampa por
outra aberta. Melhorou. Numa destas tentativas, próximo à Itapajé, uma família,
que também estava viajando, parou o carro e foi falar conosco super empolgados
e simpáticos. Nos disseram que admiravam
muito quem fazia este tipo de aventura e foram tirando fotos nossas até os pés
da chapada de Ibiapaba. Assim não foi necessário desamarrar o tripé para
sairmos juntos nas fotos. Aliás várias outras pessoas admiravam as motos e ficavam
muito curiosos para saber o que estávamos fazendo. Uns achavam que éramos do
Google e estávamos mapeando a região, outros achavam que éramos pilotos do
Cerapió (enduro do nordeste). É incrível como o mototurismo fascina as pessoas.
Paramos para almoçar em Tianguá. Eu nunca tinha subido a chapada de Ibiapaba a
bordo de uma moto. Que experiência fantástica, mesmo já conhecendo o lugar. A
chapada de Ibiapaba é do tipo cuesta, sendo o lado cearense bem íngreme, o que explica a estrada
serpenteando-a nesta face. Essa característica também faz com que ocorra mais
chuvas no lado do Ceará, basta observar a vegetação, pois as nuvens descarregam
suas águas antes de ganhar o outro lado. A vista é impactante e meu ouvido fechou
várias vezes. Passamos por Piripiri, Campo Maior, Altos e finalmente por
Teresina. Evitamos entrar na cidade, pois o tempo já estava estourado. Por
conta desta agonia, esquecemo-nos de abastecer as motos e pegamos uma estrada
(BR 226) de chão batido por uns 80 km já no estado do Maranhão. Por um lado,
foi a minha felicidade já que adoro pilotar em estrada de chão, mas tivemos que
abastecer comprando gasolina a granel, pois um posto, que ali funcionava, tinha
sido fechado. Só um detalhe: 3,50 o
litro. A estrada era muito bacana e fiquei surpreso com o desempenho das motos,
pois são pesadas, estavam com carga máxima e pneus de uso misto. Fiquei ainda
mais apaixonado pela XT 660, um verdadeiro best seller da Yamaha. Seu único
defeito é realmente o consumo. É preciso estar muito atento para não ficar no
prego de combustível, o que quase ocorreu conosco não fossem os dois
abastecimentos a granel. Na localidade de Baú, no meio desse caminho de terra
conhecemos Dona Deusuíte e Seu Carlos. Elton desavisado, perguntou a Seu Carlos
se ele tinha como fazer uma ligação para o Ceará e, rindo, o senhor respondeu
que naquele lugar ainda se fazia fogo esfregando dois pauzinhos. Caímos na
gargalhada. Conseguimos chegar em Presidente Dutra somente às 21:00 h. Primeiro
dia, muitas paradas e alguns ajustes contribuíram para este atraso. Amanhã será
melhor, se Deus quiser!!
 |
| Parada para café da manhã |
 |
| Próximo a Itapajé |
 |
| Pés da Ibiapaba - Tianguá |
 |
| Maranhão - Gasola a granel |
 |
| Dona Deusuíte - Baú-Ma |
 |
| Seu Carlos - Baú-Ma |
DVD América sem fronteiras em breve!!! Fotos, vídeos e relatos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário.